Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life of older adults admitted to a Medical Clinic Unit of a Public Hospital in Brazil / Calidad de vida de pacientes ancianos ingresados en una Unidad de Clínica Médica de un hospital público / Qualidade de vida de idosos internados em uma Unidade de Clínica Médica de um Hospital Público

Martins, Núbia Pires da Rocha; Silqueira, Salete Maria de Fátima; Souza, Lívia Maria Emerick; Souza, Carine de Paula Martins; Soares, Sônia Maria; Matos, Selme Silqueira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03573, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1115165
Resumo

Objetivo:

Avaliar a Qualidade de Vida de idosos internados na Unidade de Clínica Médica de um Hospital Público de Belo Horizonte, correlacionar a qualidade de vida com a funcionalidade proposta pelo índice de Katz e caracterizar o perfil clínico e epidemiológico da população estudada.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do instrumento Perfil de Saúde de Nottingham e do instrumento Index de Katz.

Resultados:

Participaram 116 idosos. A qualidade de vida encontrada no estudo foi considerada boa. Ela teve correlação com o índice de Katz (quanto mais dependente, pior foi a qualidade vida), com o número de comorbidades (quanto maior o número de comorbidades, pior a qualidade de vida) e com a estrutura familiar que residia com o idoso (houve pior qualidade de vida em idosos que residiam com os filhos).

Conclusão:

A partir deste estudo constatou-se que na amostra avaliada a qualidade de vida foi boa e que está relacionada à funcionalidade, ao número de comorbidades e com quem o idoso reside. Dessa forma, não se pode associar à internação hospitalar uma qualidade de vida ruim nesta amostra.
Biblioteca responsável: BR41.1