Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção do idoso acerca da violência vivida / La percepción del anciano sobre la violencia vivida / The elderly's perception about the experience violence

Alarcon, Miriam Fernanda Sanches; Damaceno, Daniela Garcia; Cardoso, Bruna Carvalho; Sponchiado, Viviane Boacnin Yoneda; Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto; Marin, Maria José Sanches.
Rev. baiana enferm ; 34: e34825, 2020. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1115311
Objetivo compreender a percepção dos idosos quanto à violência sofrida. Método estudo qualitativo, realizado na Delegacia de Defesa da Mulher de uma cidade do interior paulista. A coleta foi realizada no período de janeiro a dezembro de 2018, com 15 idosos. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática. Resultados duas categorias temáticas emergiram dos relatos "as agressões e seus impactos" e "buscando uma explicação para o comportamento agressivo". Dentre as agressões percebidas, destacaram-se as físicas e as verbais, que se transformavam em sentimentos negativos. Contudo, os idosos ainda tentavam justificar as ações de seus agressores. Conclusão quanto à violência sofrida, os idosos percebiam que viver em situação de agressão prejudicava o conforto e a qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR342.1