Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência de fatores epidemiológicos no seguimento e aparecimento de problemas puerperais / Influencia de factores epidemiológicos en el seguimiento y la aparición de problemas puerperales / Influence of epidemiological factors on follow-up and appearance of puerperal problems

Oliveira, Isabela Cristina Beskow; Silva, Rosane Meire Munhak da; Ferreira, Helder; Ferrari, Rosangela Aparecida Pimenta; Zilly, Adriana.
Rev. baiana enferm ; 34: e35763, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1115315
Objetivo descrever a influência de fatores epidemiológicos para o seguimento puerperal e para o aparecimento de problemas de saúde em região coberta pela Rede Mãe Paranaense. Método pesquisa descritiva, quantitativa, com 280 puérperas de municípios da nona Regional de Saúde do Paraná, realizada no segundo semestre de 2017 e primeiro de 2018, organizada em duas etapas no alojamento conjunto de maternidades e nos domicílios, após seis meses do parto. Resultados a consulta na primeira semana após o parto foi realizada por 51,1% das puérperas, e com 42 dias 76,8%. Baixa idade e escolaridade foram associadas a não realização das consultas. Identificou-se 20,7% de puérperas com problemas clínicos, 53,2% com sintomas emocionais, e aproximadamente 10% com sintomas depressivos e pensamentos suicidas. Conclusão fatores epidemiológicos têm influência para a adesão insatisfatória de consultas puerperais, mas não para o aparecimento de problemas de saúde no puerpério.
Biblioteca responsável: BR21.2