Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência familiar do atendimento de emergência / Experiencia familiar de atención de emergencia / Family experience of emergency care

Barreto, Mayckel da Silva; Marcon, Sonia Silva; Garcia-Vivar, Cristina; Prado, Eleandro do; Costa, Josane Rosenilda da; Ferreira, Patrícia Chatalov; Seguraço, Ricardo de Souza Campos.
Rev. baiana enferm ; 34: e35100, 2020. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1115324
Objetivo compreender como a família percebe a vivência do atendimento emergencial a um de seus membros. Método estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado em três municípios do Sul do Brasil. Os dados foram coletados em junho de 2015 por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no domicílio de 16 indivíduos que acompanharam seus familiares em unidade emergencial. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados as famílias revelaram intenso sofrimento durante o atendimento emergencial de seu familiar. A rapidez e resolutividade no atendimento, a presença de comunicação efetiva e a possibilidade de acompanhar a assistência foram percebidas pelos familiares, quando presentes, como qualificadores do atendimento e, quando ausentes, como desqualificadores. Conclusão a vivência familiar durante o atendimento emergencial foi caracterizada por intenso sofrimento, o qual é diretamente influenciado pelo modo como os profissionais de saúde acolhem e atendem o paciente e sua família.
Biblioteca responsável: BR21.2