Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualification of palliative nursing assistance in the use of the subcutaneous route / Cualificación de la asistencia de enfermería paliativa en el uso de la vía subcutánea / Qualificação da assistência de enfermagem paliativista no uso da via subcutânea

Santos, George Luiz Alves; Aranha, Joélinton dos Santos; Valadares, Glaucia Valente; Silva, Jorge Luiz Lima da; Santos, Sheilane da Silva; Guerra, Thais de Rezende Bessa.
Rev. bras. enferm ; 73(5): e20190056, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1115339
RESUMO

Objetivos:

descrever a experiência da realização de oficinas para o ensino da terapia de infusão de fluidos por via subcutânea em pacientes em cuidados paliativos.

Métodos:

relato de experiência baseado em quatro oficinas com carga horária de nove horas cada, abordando o ensino, a execução da técnica e o manejo na utilização da terapia de infusão de fluidos por via subcutânea em pacientes em cuidados paliativos. A instituição sediadora foi um hospital privado, que contava com duas unidades assistenciais no estado do Rio de Janeiro.

Resultados:

identificou-se pouco conhecimento acerca da temática. Pela dinâmica utilizada, as oficinas possibilitaram qualificar os participantes a executarem e a manejarem a via subcutânea em ambientes de cuidados paliativos.

Conclusões:

as oficinas foram importante meio de formação, qualificação e divulgação do cuidado de enfermagem em ambiente de cuidados paliativos. Os recursos utilizados possibilitam a qualificação na execução e no manejo da técnica apresentada.
Biblioteca responsável: BR21.1