Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico situacional de mortalidade entre adolescentes em condição de vulnerabilidade / Situational diagnosis of mortality among adolescents in conditions of vulnerability / Diagnóstico situacional de mortalidad entre adolescentes en condiciones de vencibilidad

Sá Neto, José Antonio de; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Knupp, Virginia Maria de Azevedo Oliveira; Souza, Aryane Chagas de; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Silva, Ítalo Rodolfo.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e39729, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116093

Objetivo:

identificar as principais causas de óbito entre adolescentes de 10 a 19 anos em um município no interior do estado do Rio de Janeiro.

Método:

estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa, a partir do levantamento de dados em registros de óbitos do município de Rio das Ostras. O desfecho foi causa básica do óbito. Os dados foram processados no Programa R.

Resultados:

foram observados 84 (100%) óbitos, com maior prevalência entre adolescentes de 17 a 19 anos, 49 (58,3%), do sexo masculino, 71 (84,5%) e de cor parda, 38 (45,2%). As principais causas de óbitos foram homicídio/perfuração por arma de fogo, 35 (41,7%), e acidentes, 32 (38,1%).

Conclusão:

o reconhecimento dessa vulnerabilidade configura importante caminho para o enfrentamento e resolução desse grave problema, sobretudo municípios localizados longe de centros urbanos, parece muitas vezes esquecido, no que tange o cumprimento de estatutos e políticas públicas a favor desse grupo etário.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1