Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação de puérperas acerca da assistência ao parto e nascimento / Satisfaction of pregnant women in relation to children and birth care

Silva, Rafaela Camila Freitas da; Westphal, Flávia; Assalin, Ana Carolina Belmonte; Silva, Maria Isabel Mota da; Goldman, Rosely Erlach.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-9], 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1116268

Objetivo:

avaliar a satisfação e o bem-estar de puérperas na assistência ao parto e nascimento.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, com 78 puérperas, ao ser utilizado um questionário para a caracterização sociodemográfica e obstétrica, analisado pela estatística descritiva e testes de associações, por meio do teste Qui-quadrado, adotando-se um nível de significância de 95%.

Resultados:

verificou-se a média de idade de 28,4 anos, destacando-se que 98,7% das pesquisadas realizaram pré-natal, 73,1% receberam alguma orientação profissional no hospital e 93,6% tiveram a presença de um acompanhante. Registra-se, sobre a escala, que 62,8% das mulheres apresentaram ótimo bem-estar. Informa-se que os domínios III e V foram os mais bem avaliados e o domínio IV, o pior. Negou-se a relevância estatística nas correlações entre os níveis de bem-estar e os dados do parto.

Conclusão:

avaliouse que as mulheres apresentaram ótimo bem-estar na parturição. Elencam-se o contato pele a pele e a presença de acompanhante como fatores importantes. Considera-se necessário incorporar a empatia e a gentileza na assistência para se reduzir os níveis de mal-estar.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1