Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da COVID-19 sob o trabalho da enfermagem brasileira: aspectos epidemiológicos / Impact of COVID-19 on brazilian nursing work: epidemiological aspects

Nascimento, Vagner Ferreira do; Espinosa, Mariano Martínez; Silva, Manoel Carlos Neri da; Freire, Neyson Pinheiro; Terças-Trettel, Ana Cláudia Pereira.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 24-31, ago. 2020. tab, graf, ilus
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116319
Objetivo: Analisar aspectos epidemiológicos da infecção por COVID-19 nos profissionais de Enfermagem durante a emergência da pandemia no território brasileiro em 2020. Método: Estudo transversal, descritivo, quantitativo e retrospectivo, de profissionais de Enfermagem brasileiros com suspeita e/ou confirmação de infecção por COVID-19 nos meses de março e abril de 2020. Estatística descritiva foi conduzida para os dados sociodemográficos e inferenciais dos dados temporais por meio da modelagem de séries pelo modelo exponencial duplo. Resultados: Houve 8.399 suspeitos, sendo 1.750 confirmados laboratorialmente. A maioria dos profissionais são jovens, do sexo feminino, residentes em todos os Estados, com maior concentração em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. A atuação profissional predominou em ambiente hospitalar e a distribuição temporal dos casos e óbitos confirmados por COVID-19 apresentou comportamento exponencial. Conclusões: A sensibilização das equipes de Enfermagem quanto a notificação de irregularidades e de casos é um importante recurso para que haja a intensificação de medidas fiscalizatórias e adesão efetiva das medidas preventivas preconizadas, e consequentemente haverá preservação de vidas dos profissionais de Enfermagem e comunidades sob seus cuidados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2