Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios da Enfermagem Brasileira no Combate da COVID-19: uma reflexão / Challenges of brazilian nursing in combating COVID-19

Quadros, Alexander de; Fernandes, Morgana Thais Carollo; Araujo, Bárbara Rodrigues; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 78-83, ago. 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116396

Objetivo:

Refletir sobre desafios enfrentados pela Enfermagem brasileira no combate ao COVID-19.

Método:

Artigo reflexivo acerca dos desafios da Enfermagem nos serviços de saúde brasileiros em tempos de pandemia.

Resultados:

Em um país com grandes diferenças econômicas, culturais e sociais são diversos desafios enfrentados pela Enfermagem nas dimensões institucionais, profissionais e pessoais. A categoria profissional encontra-se na linha de frente no combate a pandemia, com alto risco de exposição ao vírus. Os trabalhadores, maioria sexo feminino, estão trabalhando com medo, sob pressão, adoecendo e muitos morrendo. Indicadores do Conselho Federal de Enfermagem evidenciaram maioria dos óbitos na faixa etária entre 31 e 40 anos. Recomendações sobre medidas de prevenção não estão sendo suficientes para barrar as infecções entre os funcionários, é necessário o serviço de saúde fornecer infraestrutura material e pessoal, associado ao diálogo e capacitação contínua dos trabalhadores.

Conclusão:

A pandemia marcou o ano internacional de comemorações da Enfermagem dando visibilidade a profissão. A história da profissão é permeada por lutas pela dignidade e reconhecimento. O cenário pandêmico acentuou os mais diversos riscos e problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores, entretanto, o compromisso com o cuidado biopsicossocial dos pacientes, família e comunidade sempre se mantém independentemente da situação vivenciada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2