Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Imagem do Enfermeiro no Instagram no Contexto da Pandemia da Covid-19 / The image of nurses on instagram in the context of the pandemic of COVID-19

Lima, Thaina Jacome Andrade de; Lima, Maria Valéria Chaves de; Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de; Ferreira, Vaniely Oliveira.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 101-107, ago. 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116405
Objetivo: identificar a imagem do enfermeiro no contexto da pandemia da COVID-19 veiculada no Instagram. Método: pesquisa documental descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvida usando hastags para buscar imagens e vídeos do Instagram que retratam a imagem da Enfermagem na pandemia da COVID-19. A análise dos dados foi por estatística descritiva. Resultados: 91% das publicações são fotos e apenas 9% são em vídeo. A hastag Enfermagem trouxe um maior número de imagens, 49%, enquanto a hastag COVID-19 trouxe apenas 8%. Os órgãos governamentais são responsáveis por 4%, as empresas por 9%, organizações não governamentais por 15%, e pessoas físicas por 72% das publicações. As 100 imagens selecionadas tiveram repercussões bem diferentes, baseando-se no número de likes na rede, variando de 139 a 1.300.000 likes. Ainda são fortemente veiculadas na mídia as impressões de heroísmo, abdicação e religiosidade. Conclusão: Afirma-se que a Enfermagem é uma categoria profissional essencial na linha de frente para a luta contra à COVID-19, mas ainda tem a sua imagem minimizada frente aos demais profissionais de saúde, além disso, a imagem é marcada por características dos primórdios da profissão. Conclui-se que para a enfermagem ser valorizada e alcançar suas lutas, precisa revestir-se cada vez mais da cientificidade em seus cuidados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2