Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de uma associação de usuários, familiares e amigos da saúde mental em uma cidade do estado do Piauí / Actions of an association of users, family members and friends of mental health in a city in the state of Piauí

Aragão, Jordan Augusto Mota; Ribeiro, Leonardo Miranda; Machado, Daniel Galeno; Sampaio, José Jackson Coelho; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Saúde Redes ; 6(1): 197-203, 20200701.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1116561
O presente trabalho objetiva apresentar as ações realizadas por uma associação de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Parnaíba, Piauí. Trata-se de um relato de experiência, onde a observação das assembleias e atividades coordenadas da associação "Fênix" de usuários, familiares e amigos da saúde mental, durante os anos de 2016 e 2017, foram registradas em diário de campo e utilizadas como subsídio de dados para a produção deste estudo. A associação trabalha com natureza filantrópica e sem fins lucrativos na cidade de Parnaíba, realizando suas assembleias em diferentes espaços do tecido social dos serviços especializados de saúde mental. Foram realizadas ações que visaram a transformação do "ser usuário dos serviços de saúde mental" em "ser cidadão". Estas ações pautaram-se na exposição das capacidades dos usuários da saúde mental a partir do desenvolvimento de espaços culturais, econômicos, sociais e críticos. Conclui-se que as ações evidenciaram as potencialidades dos usuários da saúde mental enquanto atores sociais e não somente como usuários de um serviço de saúde.
Biblioteca responsável: BR1973.9