Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências e autonomia de enfermeiras de uma Unidade de Pronto Atendimento em tempo de pandemia / Experiences and autonomy of nurses in an emergency care unit in pandemic time

Bordignon, Juliana Silveira; Vargas, Caroline Porcelis; Schoeller, Soraia Dornelles; Santos, Evangelia Kotzias Atherino.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 205-210, ago. 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116672
Objetivo: descrever a experiência de enfrentamento e mudança às demandas de enfermeiras atuantes em uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas que se consolidou como unidade de referência para triagem de pacientes acometidos pela CoViD-19. Método: estudo descritivo, na modalidade relato de experiência, sobre a vivência de enfermeiras assistenciais atuantes em uma UPA 24h. Resultados: as enfermeiras desse relato assumiram na UPA um papel de liderança na equipe, a fim de gerenciar continuamente tanto os aspectos técnicos,quanto a gestão de suprimentos, tendo um plano de emergência para garantir o preparo e a segurança da força de trabalho da Enfermagem. Para tanto, foi necessário a essas profissionais se empoderar do conhecimento, de modo que fosse possível realizar treinamentos e capacitações com suas próprias equipes. Conclusão: a experiência relatada mostra que, mesmo em períodos críticos para o sistema de saúde como o determinado pela pandemia da CoViD-19, é possível realizar mudanças e adaptações necessárias ao momento. Além disso, a crise demonstra que as enfermeiras são mais do que trabalhadores da linha de frente, mas também são aqueles que tomam a frente para que as mudanças efetivamente aconteçam. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2