Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Agentes Comunitários de Saúde frente à COVID-19: Vivências junto aos profissionais de enfermagem / Community health agents in front of COVID-19: experiences with nursing professionals

Duarte, Rafael Bezerra; Medeiros, Lucenir Mendes Furtado; Araújo, Maria Jacielma Alves de Melo; Cavalcante, Ana Suelen Pedroza; Souza, Eduardo Carvalho de; Alencar, Olga Maria de; Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1,n.esp): 252-256, ago. 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1116880

Objetivo:

Descrever a experiência vivenciada por enfermeiras em conexão com Agentes comunitários de saúde para enfrentamento local da pandemia COVID-19.

Método:

Relato de experiência desenvolvido a partir de ações de enfermeiras que atuam na Estratégia Saúde da Família do município de Icó, Estado do Ceará, destacando o importante papel que os Agentes comunitários de saúde desenvolvem junto à população nesse cenário.

Resultados:

A partir da experiência vivenciada, pode-se observar o importante papel que os Agentes Comunitários de Saúde têm apresentando frente à pandemia da COVD-19, mesmo apresentando medo e insegurança. Evidenciou-se ainda durante esse período que seu papel de educador em saúde é imprescindível nas ações desenvolvidas dentro dos territórios. Além disso, esses profissionais têm sido protagonistas importantes nas atividades realizadas dentro das Estratégias de Saúde da Família, fortalecendo assim o trabalho da equipe bem como o controle e combate da infecção pelo novo Coronavírus.

Conclusões:

Contar com o trabalho desses profissionais nos territórios tem sido estratégico e representa um diferencial para o cuidado, por auxiliarem no controle da disseminação e no monitoramento de grupos de risco, bem como das pessoas infectadas pela doença. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2