Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As demandas em saúde de crianças no processo de adaptação na creche: contribuições da enfermagem / Health demands of children in the process of adaptation to the day care center: Nursing contributions

Santos, Queila Farias dos; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Silva, Laura Johanson da; Szaz, Jacqueline das Mercês da Silva; Oliveira, Luíza Pereira Maia de.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e43043, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1117356

Introdução:

a adaptação na creche precisa ser analisada sob a ótica da saúde como um elemento-chave para a proteção de uma infância saudável.

Objetivos:

descrever os fatores intervenientes no processo de adaptação da criança na creche e analisar as demandas em saúde nesse processo.

Métodos:

pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em uma creche municipal do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com sete profissionais de educação infantil, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática.

Resultados:

os achados apontaram que família, ambiente, acolhimento, frequência na creche e alimentação são fatores que interferem na adaptação da criança na creche. Há demandas em saúde da criança e da família para as quais seria importante ter a participação de um profissional de saúde, incluindo o enfermeiro. Contudo, a compreensão de saúde ainda é vinculada ao modelo biomédico do processo saúde-doença.

Conclusões:

a adaptação na creche é influenciada por fatores multidimensionais que incluem as relações interpessoais estabelecidas nesse ambiente. A atuação do enfermeiro na creche ainda precisa ganhar força e visibilidade política e social.
Biblioteca responsável: BR513.1