Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Da tarefa de posicionar à terapêutica de posição, uma mudança anunciada pela história (1900-1953) / De la tarea de posicionar a la terapéutica de posición, un cambio anunciado por la historia (1900-1953) / From the positioning task to the position therapy, a change announced by the history (1900-1953)

Santos, Luis Lisboa; Ferreira, Óscar; Baixinho, Cristina Lavareda.
Hist. enferm., Rev. eletronica ; 10(1): 21-30, 20190601.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1117391

Introdução:

A terapêutica de posição, vulgo posicionamento terapêutico, é uma intervenção autônoma de enfermagem complexa, que, isolada ou conjugada com outras, tem um elevado potencial terapêutico nas diferentes transições, ao longo do ciclo vital.

Objetivos:

Identifi car o posicionamento terapêutico nos regulamentos, regimentos e livros de referência dos cuidados de saúde, em Portugal, no recorte temporal compreendido entre 1900 e 1953, e analisar esta intervenção enquanto uma terapêutica.

Método:

Estudo histórico, com análise documental de diferentes fontes primárias (regulamentos, regimentos, normas hospitalares, livros para a formação dos enfermeiros).

Resultados:

No período histórico em análise, o posicionamento deixou de ser uma intervenção dependente da prescrição médica e pouco valorizada para se assumir como uma terapêutica nos cuidados de enfermagem, visando ao conforto da pessoa e à facilitação da satisfação de necessidades humanas fundamentais, como, por exemplo, a oxigenação e a eliminação, sendo utilizada também como adjuvante de outros tratamentos.

Conclusões:

Na primeira metade do século XX, os posicionamentos assumem-se como um cuidado fundamental na práxis dos enfermeiros. Com os manuais e livros utilizados na sua formação, os enfermeiros passam a ter indicações específicas sobre materiais, finalidades e precauções que devem ter na aplicação desta terapêutica.
Biblioteca responsável: BR905.1