Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing diagnoses of the activity/rest domain in people living with AIDS: a transversal study / Diagnósticos de enfermagem do domínio atividade/repouso em pessoas vivendo com aids: transversal / Diagnósticos de enfermería del dominio actividad/reposo en personas viviendo con SIDA: transversal

Alves, Reno Ribeiro Barbosa; Souza Neto, Vinicius Lino de; Alves, Renan Ribeiro Barbosa; Silva, Bárbara Coeli Oliveira da; Santos, Sueleide Cristina Dantas dos; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(3): 268-276, set. 2017. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1117871

OBJETIVO:

Identificar os diagnósticos de enfermagem do domínio atividade/repouso da Taxonomia II da NANDA-I e analisar a associação entre os diagnósticos mais frequentes e suas características definidoras, fatores relacionados/risco em pessoas vivendo com aids.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 113 pacientes no período de março a setembro de 2014. Para a coleta de dados, utilizaram-se dois instrumentos validados para realização da anamnese e exame físico. Para a elaboração dos diagnósticos seguiu-se o modelo de Risner. E, para fins de associação estatística, utilizaram-se os testes de Qui-Quadrado e Fisher.

RESULTADOS:

Identificaram-se 30 diagnósticos, e apenas seis apresentaram associação estatisticamente significativa com seus componentes padrão de sono prejudicado; fadiga; insônia; risco de perfusão renal ineficaz; deambulação prejudicada; déficit no autocuidado para o banho.

CONCLUSÃO:

Os diagnósticos com os respectivos componentes associados proporcionam o direcionamento para a elaboração das intervenções de enfermagem de forma prioritária.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1