Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diferenças de gênero na diabetes: um ponto de partida para otimizar a qualidade de vida / Gender diferences in diabetes: a starting point to optimize quality of life / Diferencias de género em la diabetes: um punto de partida para optimizar la calidad de vida

Coelho, Fernanda Monteiro; Masanet, Erika.
Rev. enferm. atenção saúde ; 9(1): 14-26, jan./jul. 2020. tab.
Artigo em Inglês, Português | BDENF | ID: biblio-1117926

Objetivo:

analisar as diferenças de gênero na qualidade de vida e nos indicadores antropométricos de pessoas com e sem diabetes tipo 2.

Método:

Estudo quantitativo de caráter transversal realizado com 117 indivíduos diagnosticados com diabetes tipo 2 e 81 controles ≥ a 40 anos de idade. Utilizou-se análise univariada para as variáveis sociodemográficas e teste t de Student para comparação das médias na qualidade de vida e nos indicadores antropométricos.

Resultados:

a qualidade de vida das mulheres piora em maior medida comparada à dos homens na presença da doença, sobre tudo do ponto de vista mental. Mulheres apresentam valores mais elevados para as variáveis antropométricas comparadas aos homens, o que possivelmente contribui para a menor qualidade de vida.

Conclusão:

mulheres apresentam piores resultados nas variáveis estudadas, sendo necessário adotar estratégias orientadas pelo gênero para uma melhor assistência às pessoas com diabetes, o que contribui para o melhor controle da doença (AU).
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1