Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores relacionados à Polimedicação em idosos e a segurança do paciente: uma revisão integrativa / Factors related to Polymedication in the elderly and patient safety: an integrative review / Factores relacionados con la Polimedicación en ancianos y seguridad de pacientes: uma revisión integrativa

Silva, Elen Maysa de Almeida; Aguiar, Ricardo Saraiva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(265): 4127-4133, jun.2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1117950

Objetivo:

identificar os fatores relacionados à polimedicação em idosos e a relação com a segurança do paciente.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados SCIELO, LILACS e BDENF por meio da estratégia PICO para definição da pergunta norteadora e do fluxograma PRISMA para seleção dos artigos. As buscas abrangeram o período de 2014 a 2018, sendo selecionados os artigos disponíveis em português, na íntegra e no formato original.

Resultados:

os fatores relacionados à polimedicação em idosos foram idade inferior a 80 anos, baixo nível de escolaridade, sexo feminino, portador de comorbidades, morar sozinho e ter acesso à rede privada de saúde.

Conclusão:

a polimedicação coloca em risco a segurança do paciente idoso de forma a aumentar o tempo de permanência hospitalar e, em casos mais graves, pode levar ao óbito devido às complicações relacionadas ao uso de múltiplos fármacos.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2