Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effect of educational hypermedia on peripheral venous puncture in nursing knowledge: a quasi-experimental study / Efeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimental / Efecto de la hipermedia educacional en el conocimiento de la enfermería sobre la punción venosa periférica: estudio casi-experimental

Frota, Natasha Marques; Barros, Lívia Moreira; Galindo Neto, Nelson Miguel; Honório, Rita Paiva Pereira; Freitas, Marta Maria Costa; Caetano, Joselany Áfio.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(3): 289-297, set. 2017. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1117977
OBJETIVO: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital universitário antes e após o uso de uma hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica. MÉTODO: estudo quase-experimental realizado com 57 profissionais da enfermagem de um hospital universitário no município de Fortaleza-Ceará. Foi realizada verificação do conhecimento prévio e do conhecimento adquirido após a utilização de hipermídia disponível na Plataforma Solar da Universidade Federal do Ceará. Para análise estatística, utilizou-se o teste binomial e p<0,05. RESULTADO: os acertos possuíram significância estatística em todas as questões do pós-teste dos técnicos de enfermagem e em 46,6% das questões do pós-teste dos enfermeiros. Nas questões onde não houve diferença estatística, observou-se o aumento na quantidade de acertos. CONCLUSÃO: a efetividade da hipermídia para o ensino da equipe de enfermagem aponta que a mesma é um recurso que pode contribuir com a qualificação profissional acerca da punção venosa periférica.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1