Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecer na perspectiva da puérpera a relevância do projeto de assistência ao parto baseada na teoria de Virginia Henderson / Knowing from the perspective of puerpera the relevance of the birth care project based on the theory of Virginia Henderson / Conociendo desde la perspectiva de puerpera la pertinencia del proyecto de cuidado de nacimiento basado en la teoría de Virginia Henderson

Manola, Claudia Curbani Vieira; Melo, Evandro Bernardino Mendes de; Lau, Yhago Kauan Correia; Bedin, Lívia Perasol; Oliveira, Maristela Villarinho de; Almeida, Miriam Aparecida Inácio de; Soares, Magda Ribeiro de Castro; Machado, Priscilla Silva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(265): 4181-4186, jun.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1118138
O objetivo deste estudo é avaliar a assistência ao parto pelo projeto de extensão "Bem Nascer" à luz da Teoria de Virginia Henderson oportunizando o empoderamento da parturiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e natureza qualitativa. A pesquisa consistiu em entrevista semiestruturada com roteiro preestabelecido pelo pesquisador com pacientes que foram atendidas pelo projeto de assistência ao parto humanizado, durante o trabalho de parto, no hospital maternidade da Grande Vitória-ES no segundo semestre de 2017, a qual as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na Teoria das Necessidades Fundamentais de Virginia Henderson. Quanto à avaliação da assistência ao projeto de parto humanizado pelas puérperas, tivemos uma totalidade de relatos positivos. Estes achados evidenciam que o empoderamento feminino na parturição alinhado à autonomia descrita pela Teoria das Necessidades Humanas Fundamentais de Virginia Henderson favorece positivamente a mulher como principal sujeito do seu corpo. O comprometimento pessoal e profissional no atendimento ético e digno à mulher deve ser efetivo e humanizado.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2