Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções de enfermagem ao idoso hospitalizado com risco de queda / Nursing interventions for hospitalized elderly at risk of falling / Intervenciones de enfermería para ancianos hospitalizados en riesgo de caída

Pereira, Eliane da Silva; Sá, Selma Petra Chaves; Napoleão, Anamaria Alves; Cavalcanti, Ana Carla Dantas.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(265): 4205-4212, jun.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1118155

Objetivo:

comparar as intervenções de enfermagem referentes ao risco de queda no idoso hospitalizado registradas nos prontuários, com as intervenções e atividades propostas pela Nursing Intervention Classification.

Método:

estudo transversal, descritivo, com utilização da ferramenta mapeamento cruzado, realizado em um hospital universitário. Coleta de dados realizada em formulário próprio e preenchido a partir das evoluções registradas pelos enfermeiros em 67 prontuários de idosos classificados com risco de queda. As frasestermo foram escritos manualmente no formulário e depois sumarizados em planilha de Excel 2011. Aplicou-se estatística descritiva simples com o auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences- SPSS 22.0 para retratar e analisar os dados.

Resultados:

ao se comparar as intervenções registradas pelos enfermeiros com as Intervenções e Atividades de Enfermagem da Nursing Intervention Classification, evidenciaram-se 10 intervenções.

Conclusão:

O estudo possibilitou a qualificação e otimização do cuidado em relação à prevenção de quedas, norteando e aperfeiçoando os planos terapêuticos de enfermagem. Através da articulação dos dados e conhecimentos gerados com o executar do estudo, pode-se conhecer e aprender acerca da diversidade de atividades sugeridas pelas intervenções/atividades NIC, as quais podem incrementar o registro de enfermeiro em relação às ações preventivas no evento de quedas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2