Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Subjetividades de adolescentes face à promoção da saúde: contribuições para a enfermagem / Perceptions of adolescents concerning health promotion: their contributions to nursing / Subjetividades de los adolescentes con respecto a la promoción de la salud: contribuciones a la enfermería

Milosky, Jeniffer Pereira; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Knupp, Virgínia Maria de Azevedo Oliveira; Silva, Maria Virgínia Godoy.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 11(1): e895, Ene.-2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1118242

Introdução:

Os adolescentes representam parcela significativa da populaçãocom particularidades concernentes ao estilo de vida, tornando-se necessário promover ações que estimulem hábitos saudáveis. Nesta perspectiva, compreender as subjetividades que permeiam comportamentos de saúde típicos da adolescência torna-se essencial para o cuidado em saúde e de enfermagem, uma vez que as escolhas para o cuidado de si são permeadas por singularidades.

Objetivo:

Desvelar sentidos do adolescente acerca do cuidado de si no contexto da promoção da saúde e da enfermagem.

Materiais e Métodos:

Pesquisa de abordagem fenomenológica Heideggeriana com 17 adolescentes de uma escola pública em Minas Gerais realizada entre outubro/dezembro/2016. O movimento analítico-hermenêutico possibilitou a emersão do fenômeno em estudo.

Resultados:

Acerca do cuidado de si, os adolescentes significaram Ir ao médico só quando precisa, saber que tem que cuidar da saúde, mas não fazer exercício nem se alimentar de modo saudável eCuidar da saúde agora porque no futuro pode ter problema. Dos participantes, 68% afirmaram desenvolver atividade física durante as aulas de educação física e 30% afirmaram consumir álcool. Discussão e

Conclusões:

Ao compreender as subjetividades do adolescente acerca do cuidado de si, o enfermeiro encontra maiores subsídios para realizar ações em saúde com vistas ao estímulo de comportamentos saudáveis que impactarão em melhor qualidade de vida no presente e futuro.
Biblioteca responsável: CO646.1