Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura / Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature review / Categorías Freireanas en enfermería educación universitaria: revisión de la literatura integrativa

Nemer, Camila Rodrigues Barbosa; Silva, Marlucilena Pinheiro da; Santos, Ingrid Souza Reis; Ferreira, Larissa Duarte; Flexa, Raissa dos Santos; Teixeira, Elizabeth Teixeira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 1157-1164, jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1118266

Objetivo:

Identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem.

Método:

Revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão.

Resultados:

As categorias emergentes foram diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado.

Conclusão:

Conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1