Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto das tecnologias educacionais no ensino de profissionais para o cuidado neonatal / The Impact of Educational Technology on the Training of Newborn Health Professionals / El impacto de las tecnologías educativas en la formación de profesionales a cargo de la atención neonatal

Balbino, Aldiania Carlos; Silva, Amanda Newle Sousa; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 11(2)1 de Mayo de 2020.
Artigo em Português | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1118373

Introdução:

observa-se o avanço da produção de tecnologias educacionais para facilitar o aprendizado, capacitar e contribuir nas necessidades emergentes do processo de trabalho dos profissionais nos serviços e nas unidades neonatais.

Objetivo:

avaliar o impacto das tecnologias educacionais utilizadas no ensino de profissionais para o cuidado neonatal.

Materiais e Métodos:

revisão integrativa da literatura realizada no portal PubMed, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, Science Direct e LILACS nos meses de agosto a setembro de 2017. Cruzaram-se os descritores mobile applications, health personnel, infant, newborn, multimedia, learning, mobile health, apps, neonate, e health education, sendo analisados 12 artigos.

Resultados:

os estudos utilizaram diferentes tecnologias para o ensino desde as tradicionais às metodologias ativas, com exposição de materiais educativos impressos e de tecnologias da informação e comunicação. A maior parte dos estudos evidenciou melhora no conhecimento, habilidades e cumprimento de diretrizes relacionadas à assistência ao recém-nascido crítico. Discussão as tecnologias educacionais de curta e média durações utilizadas para o cuidado neonatal foram capazes de ampliar o conhecimento e as atitudes profissionais. As tecnologias impressas favoreceram o desenvolvimento de uma abordagem comunicativa horizontal, repercutindo no empoderamento e na autonomia dos participantes. Já os dispositivos móveis, suporte instantâneo para o cuidador por meio do acesso aos mais diversos conteúdos educacionais em qualquer local, ajudando a esclarecer dúvidas relacionadas à execução de procedimentos.

Conclusão:

as tecnologias educacionais utilizadas no ensino dos profissionais são diversificadas e aplicáveis em diferentes cenários do cuidado neonatal, com efeito nos aprendizados e nos desfechos da saúde do neonato.
Biblioteca responsável: CO646.1