Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência e suas implicações na formação em enfermagem: revisão da literatura / Violence and its implications for undergraduate nursing education: a literature review / Revisión de la literatura sobre la violencia y sus implicaciones en la formación en enfermería

Maffissoni, André Lucas; Sanes, Marina da Silva; Oliveira, Saionara Nunes de; Martini, Jussara Gue; Lino, Monica Motta.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 11(2): e1064, 1 de Mayo de 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1118407

Introdução:

A violência é um fenômeno social complexo, capilarizado em diversos setores da sociedade contemporânea. Os atos violentos estão presentes nos processos formativos em diferentes áreas do conhecimento, como é o caso da graduação em enfermagem.

Objetivo:

Identificar como a violência se apresenta na graduação em enfermagem e as possíveis implicações para a formação dos estudantes.

Materiais e Métodos:

Revisão integrativa, realizada na biblioteca virtual SciELO®, bases de dados ERIC®, LILACS®, Web of Science®, MEDLINE®, CINAHL®, Scopus® e no Google Acadêmico®, recuperando-se 21 documentos no período 2014-2018.

Resultados:

a análise possibilitou organizar os resultados em quatro categorias caracterização dos estudos e dos autores; compreensão e natureza da violência; espaços nos quais a violência ocorre e principais perpetradores; e consequências geradas pela violência e movimentos de enfrentamento do fenômeno. Discussão Os atos violentos afetam a condição de vida dos envolvidos, impactam negativamente no desenvolvimento de competências relacionadas ao convívio interpessoal e geram fragilidades para a formação dos futuros enfermeiros.

Conclusões:

A violência é um fenômeno constante no contexto da graduação em enfermagem e há a necessidade de promover o fortalecimento de uma cultura de paz neste ambiente.
Biblioteca responsável: CO646.1