Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing knowledge production on residence: a bibliometric study / Produção do conhecimento de enfermagem sobre a residência: estudo bibliométrico / Producción del conocimiento de enfermería sobre la residencia: estudio bibliométrico

Silva, Rosana Maria de Oliveira; Souza, Rebeca Santos do Amaral de; Mota, Luize da Silva Rezende da; Fernandes, Josicélia Dumêt; Souza-Machado, Carolina; Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(3): 309-318, set. 2017. ilus, graf
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1118513

OBJETIVO:

caracterizar a produção do conhecimento de enfermagem sobre residência multiprofissional e em área profissional da saúde.

MÉTODO:

Foi realizado um estudo bibliométrico a partir de resumos de artigos, teses e dissertações da área da enfermagem sobre a temática, entre 2005 e 2015.

RESULTADOS:

47% da produção sobre o tema é proveniente de artigos; 76% dos estudos estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, com maior produtividade entre 2009 e 2015; 75% dos estudos têm como temática a formação profissional para o SUS. DISCUSSÃO A produção está vinculada à pós-graduação stricto sensu e reflete o desequilíbrio distributivo desta, que se concentra onde a capacidade instalada de recursos é maior. A necessidade de um novo perfil profissional para o SUS também contribuiu para o aumento das discussões sobre o tema.

CONCLUSÃO:

A residência é um tema de relevância para a produção cientifica.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1