Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização das tecnologias educativas: distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem / The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education / Utilización de las tecnologías educativas: distancia oceánica entre el proceso formativo real y el ideal en la enfermería

Gadelha, Marília Moreira Torres; Carmo, Andressa Pereira do; Andrade, Mayara Evangelista de; Silva, Jéssica Mayara Almeida; Bezerra, Isaura Carolina Brandão; Fernandes, Marcelo Costa.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1119067

Objetivo:

analisar os entraves durante o percurso acadêmico no curso de Enfermagem acerca da utilização das tecnologias educativas.

Métodos:

pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com discentes de enfermagem no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017, sendo os depoimentos analisados através da análise de discurso.

Resultados:

os discentes discursaram como entraves o fato dos docentes permanecerem fincados no método tradicional de ensino; a falta de interesse em levar essas tecnologias para o ambiente de ensino, além da formação dos próprios educadores serem focadas em um ensino com metodologias tradicionais.

Conclusão:

surge a necessidade de discutir sobre o papel da gestão e a formação pedagógica necessária para a efetividade da docência em saúde, que, mesmo com todas as diretrizes norteadoras e reestruturadoras desse ensino, não garantem a formação do profissional com o perfil pretendido
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1