Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico das fissuras labiopalatais de crianças atendidas em um centro de referência paranaense / Perfil epidemiológico de las hendiduras labiopalatinas en niños tratados en un centro de referencia en Paraná / Epidemiological profile of labiopalatine clefts in children cared for at a reference center in Paraná

Matos, Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo; Santos, Kelly Jackelini Jorge dos; Baltazar, Mariângela Monteiro Melo; Fernandes, Carlos Alexandre Molena; Marques, Aline Fernanda Junges; Luz, Mateus Souza da.
Rev. enferm. UFSM ; 10: 28, 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1119170
Objetivo: analisar o perfil epidemiológico das fissuras labiopalatais de crianças atendidas em um centro de atenção e pesquisa em anomalias craniofaciais. Método: estudo epidemiológico, documental, transversal, que avaliou 116 crianças, com idade de zero a até 12 anos incompletos, com fissura labial e/ou palatina atendidas em um centro de referência do oeste do Paraná de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017 Resultados: houve predominância de pacientes do sexo masculino (n=67; 57,8%), residentes em Cascavel (n=58; 50%), com mais que 5 anos no momento da primeira consulta (n=41; 35,3%). As fissuras mais frequentes eram de extensão completa (n=56; 50,9%), do tipo labiopalatina (n=50; 43,1%) e unilaterais à esquerda (n=35; 44,3%). Conclusões: os dados obtidos estão de acordo com os achados da literatura e evidenciam a necessidade de medidas que viabilizem o acesso precoce das crianças fissuradas ao referido serviço especializado.
Biblioteca responsável: BR568.1