Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência de caminhoneiros sobre o uso de substâncias psicoativas: estudo descritivo / Truck drivers experience on the use of psychoactive substances: a descriptive study / Experiencia de los conductores de camiones en el consumo de sustancias psicoactivas: un estudio descriptivo

Silveira, Edilene Aparecida Araújo da; Chagas, Franciele Cristina Corrêa; Silva, Jéssica Maria Dalivete; Magalhães, Leiliane Rodrigues; Jesus, Sara Batista de; Oliveira, Patrícia Peres de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 17(4)dez. 2018. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1119503

OBJETIVO:

compreender a vivência e os motivos que levaram ao uso de substâncias psicoativas por caminhoneiros.

MÉTODO:

estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio da técnica em cadeias, norteada pelo referencial teórico do interacionismo simbólico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 30 entrevistas caminhoneiros, que transitam por toda malha rodoviária do Brasil, no período de março a agosto de 2016. Para a análise dos elementos, foi utilizada como estratégia a análise temática.

RESULTADOS:

emergiram três categorias analíticas "facilitador para o desenvolvimento do trabalho", "repercussão das substâncias psicoativas na saúde" e "alterações comportamentais e impacto nas relações interpessoais". Verificou-se que a trajetória profissional do motorista de caminhão interfere em sua saúde, uma vez que o torna vulnerável ao uso de substâncias psicoativas.

CONCLUSÃO:

a manutenção da saúde ou sua promoção não deve ser somente responsabilidade do setor saúde, mas resultado de ações intersetoriais e multidisciplinares apoiadas por políticas públicas saudáveis.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1