Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado: uma estratégia para a qualidade de vida da pessoa com estomia / Self-care: A Strategy for the Quality of Life of People with Stomata / Autocuidado: una estrategia para la calidad de vida de la persona con estomas

Soares Mota, Marina; Calcagno Gomes, Giovana; Daiane Silva, Camila; de Oliveira Gomes, Vera Lúcia; Teda Pelzer, Marlene; Lima Barros, Edaiane Joana.
Investig. enferm ; 18(1): 1-16, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1120012
A cirurgia de construção de uma estomia pode modificar o viver de seu portador, podendo reduzir a qualidade de vida deste.

Método:

a presente pesquisa, descritiva com abordagem qualitativa.

Objetivo:

conhecer como o autocuidado con - lidade de vida da pessoa com estomia. Participaram doze pessoas com estomia ca - dastradas no Serviço de Estomaterapia de um Hospital Universitário no extremo sul do Brasil. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas, realizadas entre os meses de julho de 2011 a julho de 2012, analisadas pela técnica de Análise Temática.

Resultados:

a análise dos dados gerou três categorias Enfermagem promovendo o autocuidado; Mobilizando forças para o autocuidado; e Qualidade de vida a partir do autocuidado.

Conclusão:

os dados mostraram que o autocuidado apresenta-se como propulsor da qualidade de vida de pessoas com estomias, possibilitando que sejam autônomos, ativos e participativos na sociedade.
Biblioteca responsável: CO185.1