Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cotidiano de trabalho na enfermagem: uma reflexão sobre práticas profissionais / The daily work in nursing: a reflection on professional practices

Maia, Mariana Almeida; Paiva, Ana Carolina de Oliveira; Moretão, Diene Inês Carvalho; Batista, Renata Cristina Rocha; Alves, Marília.
Ciênc. cuid. saúde ; 18(4): e43349, 20190804.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1120054

Objetivo:

Refletir sobre o cotidiano das práticas de trabalho de enfermagem, levando em consideração as maneiras de fazer no cotidiano propostas por Certeau, focalizando aspectos históricos e de atuação profissional em serviços de saúde.

Métodos:

Trata-se de uma reflexão fundamentada nos estudos sobre o cotidiano de Michel de Certeau.

Resultados:

A aplicação das artes de fazer sobre o cotidiano da profissão propõe a necessidade de discussões sobre as práticas cotidianas da enfermagem e reflexão crítica sobre a realidade dos serviços de saúde. As estratégias e táticas são utilizadas no cotidiano de trabalho da enfermagem, como uma dimensão do real. Considerações finais As práticas nos serviços de saúde contemplam diversas maneiras de fazer o trabalho; e no cotidiano da enfermagem essas ações se tornam múltiplas e intermitentes. A enfermagem utiliza aspectos preestabelecidos do trabalho e uma dimensão criativa do fazer dos profissionais.
Biblioteca responsável: BR513.1