Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Examining a syndemic framework for HIV and Sexually Transmitted Infections Risk in Cali, Colombia / Examinando un marco sindémico para el VIH y el riesgo de infecciones de transmisión sexual en Cali, Colombia / Examinando um marco sindémico para o vih e o risco de infeções de transmissão sexual em Cali, Colômbia

Mueses Marín, Hector Fabio; Alvarado Llano, Beatriz Eugenia; Tello Bolívar, Inés Constanza; Martínez Cajas, Jorge Luis; Galindo Quintero, Jaime.
Hacia promoc. salud ; 25(2): 140-153, julio 01, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1121890

Objetivo:

Examinar o papel desempenhado por quatro afeções psicossociais sexo forçado, iniciação sexual precoce, uso inadequado de álcool e drogas ilícitas no risco de VIH e infeções de transmissão sexual, em Cali-Colômbia entre 2013-2015.

Métodos:

Utilizando dados duma campanha de aconselhamento e testes de VIH em Cali, Colômbia, testamos o efeito da acumulação e interações das quatro condições psicossociais na positividade ao VIH e a positividade a outras doenças de transmissão sexual.

Resultados:

604 participantes das principais comunidades afetadas homens que tem sexo com homens, mulheres transgênero e trabalhadoras sexuais. 733 participantes mulheres e homens heterossexuais. Só, abuso de drogas se associou com positividade VIH (Razão de prevalência = 2.3, IC 95% 1.3­4.1), enquanto que, todas as condições psicossociais se associaram com história de infeções de transmissão sexual. Acumulação de condições sindémicas (palavra que reúne o social e o biológico) se relacionou com maior probabilidade de história de infeções de transmissão sexual. Nenhuma interação provada foi significativa.

Conclusões:

Nossos descobrimentos ressaltam a importância de intervenções integrais de saúde mental para abordar a epidemia de VIH na Colômbia.
Biblioteca responsável: CO54.4