Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais da enfermagem elaboradas por profissionais de saúde não enfermeiros / Social representations of nursing by non-nursing health professionals / Representaciones sociales de enfermería desarrollada por profesionales de salud no enfermeros

Santos, Érick Igor dos; Alves, Yasmin Rayanne; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Mota, Diego Bonfante; Almeida, Eliza Aguiar de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 15(2): 146-156, jun. 2016. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1122048

OBJETIVO:

analisar as representações sociais da enfermagem para profissionais de saúde não enfermeiros.

MÉTODO:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa e delineado por meio da Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural. Participaram 53 profissionais de saúde não enfermeiros. A técnica de coleta de dados foi a de evocações livres hierarquizadas, utilizando-se o termo indutor "enfermagem". A análise de dados foi por meio do software EVOC 2005.

RESULTADOS:

figuram no núcleo central da estrutura da representação social da Enfermagem os termos cuidado, equipe, responsabilidade e trabalho. DISCUSSÃO identificou-se equilíbrio entre as dimensões funcional, normativa e imagética da representação, que conta com a presença de elementos cognitivos, avaliativos e imagéticos. Há atitude favorável dos participantes com relação ao objeto.

CONCLUSÃO:

trata-se de uma representação que ainda está sendo elaborada, na qual os profissionais recorrem a formas concretas e visíveis de expressar a profissão, para, assim, reconstruir o objeto enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1