Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prática clínica de enfermagem para a redução da ansiedade em pacientes no pré-operatório cardíaco: pesquisa intervenção / Práctica clínica de enfermería para la reducción de la ansiedad en pacientes durante el preoperatorio de cirugías cardíacas: investigación e intervención / Clinical nursing practice for the reduction of anxiety in patients in the cardiac preoperative period: an intervention research

Benevides, Luana Maria Bráz; Fernandes, Leticia Moura; Silva, Lucia de Fátima da; Farias, Maria Sinara; Rabelo, Ana Cleide Silva; Oliveira, Samya Coutinho de.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 19(2)jun. 2020. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1122058

OBJETIVO:

identificar a contribuição de intervenções de enfermagem para a redução da ansiedade em pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca.

MÉTODO:

estudo do tipo Pesquisa de Intervenção, realizado em dois meses de 2018, com 20 pacientes. A coleta de dados foi realizada em três momentos.

RESULTADOS:

revelou-se que o ser-cardíaco no pré-operatório de cirurgia cardíaca é predominantemente do sexo masculino, hipertenso, aguardando realização de troca valvar. Mostraram-se fatores de risco significativos para a ansiedade linguagem técnica dos profissionais, experiência prévia de cirurgia cardíaca e o cancelamento desta durante a internação. DISCUSSÃO Estudos prévios também apresentaram resultados semelhantes aos encontrados neste, confirmando, ainda, o papel fundamental da enfermagem no enfrentamento da ansiedade que é tão comum na espera da cirurgia.

CONCLUSÃO:

Neste contexto, as intervenções de enfermagem podem contribuir para significativa redução da ansiedade dos pacientes, gerando resultados positivos para o paciente e para a instituição de saúde.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1