Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Taxas de cesarianas em um hospital universitário a partir da classificação de Robson / Cesarean section rates in a university hospital based on the Robson classification

Reis, Agnes Maria; Beltrame, Renata Cristina Teixeira; Arantes, Rayssa Basilio Santos; Correa, Áurea Cristina de Paula; Martins, Debora Pereira.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e47196, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1122149

Objetivo:

descrever as taxas de cesáreas de um hospital universitário a partir da Classificação de Robson.

Método:

descritivo e transversal, realizado a partir de dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos dos partos ocorridos em um hospital universitário, entre 2015 e 2017.

Resultados:

houve aumento progressivo da via de parto cesárea e a consequente manutenção da elevada taxa geral de cesariana. Quantidade considerável das parturientes possuía condições obstétricas favoráveis para o parto vaginal e, caso tivesse sido acompanhada por enfermeiras (os) obstétricas (os), poderia ter aumentado a sua possibilidade de ter um parto vaginal. O maior grupo da Classificação de Robson foi o de multíparas, com cesárea anterior e gestação a termo (grupo 5), que provavelmente está relacionado ao número elevado de cesariana identificado em primíparas (grupo 1) e a limitações dos métodos de indução para o trabalho de parto.

Conclusão:

o uso da Classificação de Robson permitiu conhecer, com maior especificidade, o perfil das mulheres submetidas à cesárea no serviço, o que pode subsidiar a elaboração de estratégias mais efetivas e condizentes com a realidade no enfrentamento das taxas elevadas de cesariana.
Biblioteca responsável: BR513.1