Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Phenomenology of consumption of psycoactive substances in university students in Bogota / Fenomenología del consumo de sustancias psicoactivas en estudiantes universitarios en Bogotá / Fenomenología do consumo de substâncias psicoativas nos estudantes universitários em Bogotá

Guerrero-Aragón, Sandra Catalina; García-Perdomo, Ángel Alberto; Hernández-Zambrano, Sandra Milena; Castiblanco-Montañez, Ruth Alexandra.
Rev. cienc. cuidad ; 17(2): 53-64, 2020.
Artigo em Inglês | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1122389

Objetivo:

Determinar o contexto fenomenológico em relação aos hábitos de consumo de substâncias psicoativas, em estudantes universitários de uma faculdade de ciências da saúde em Bogotá.

Materiais e métodos:

Estudo qualitativo descritivo fenomenológico; realizaram-se 8 entrevistas a jovens universitários (informantes chave) que conheciam o contexto universitário, as pessoas fornecedoras e as consumidoras. A técnica de recolecção de dados foi com entrevistas a profundidade. O projeto foi aprovado pelo comité de ética em pesquisa em seres humanos do Hospital de San José-FUCS.

Resultados:

Os achados identificaram 6 categorias 1) fatores de risco de policonsumo; 2) fatores de proteção policonsumo; 3) substâncias psicoativas; 4) lugares de consumo; 5) condutas de risco; 6) efeito do consumo. Partindo da análise de conteúdo e das proposições surgiram14 subcategorias fatores de risco internos e externos; fatores de proteção externos; redes de apoio; substâncias lícitas e ilícitas; lugares bares, viagens, casa dos amigos; condutas de risco suicídio, brigas, condutas sexuais de risco, doença física e mental y finalmente, rendimento acadêmico.

Conclusão:

A problemática social presente nos estudantes universitários, está fundamentada nas situações de risco, as quais estão expostos socialmente e precisam de uma formação estrutural desde a infância. A UNODC propõe examinar a profundidade das variáveis que influenciam o consumo e atuar com programas de prevenção viáveis, permitindo o fortalecimento de habilidades intrapessoais e interpessoais.
Biblioteca responsável: CO648.1