Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fundamentos Nightingaleanos, cuidado humano e políticas de saúde no Século XXI / Nightingale fundamentals, human care and health policies in the 21st century / Fundamentos Nightingaleanos, atención humana y políticas de salud en el siglo XXI

Ferreira, Márcia de Assunção; Machado, Priscilla Silva; Sauthier, Marta; Silva, Rafael Celestino da.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e50353, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1122745

Objetivo:

estabelecer relações entre os fundamentos Nightingaleanos na sustentabilidade de uma clínica de cuidado humano em diálogo com conceitos que sustentam duas atuais políticas de saúde brasileiras. Conteúdo a ciência da enfermagem se afirma em uma abordagem holística do ser humano, com vistas à saúde integral, ressaltando a pessoa na sua dimensão física, mental, emocional e espiritual. Este princípio sustenta práticas humanizadas de cuidado e também integrativas, na proposição de cuidados integrais centrados na pessoa e relacionamento terapêutico para promover a saúde e o bem-estar. As fontes principais foram a obra seminal de Nigthingale, teorias de enfermagem, textos aplicados da Política Nacional de Humanização e de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.

Conclusão:

os princípios básicos do cuidado propostos por Nightingale refletem-se em atuais políticas de saúde, contribuindo para ampliar a autonomia dos profissionais de enfermagem, na oferta de cuidados baseados em conceitos próprios, em favor de uma Enfermagem Integrativa e Humana.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1