Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conventional and liquid-based cytology (Liqui-PREP™) anal findings in male HIV anoreceptive patients in a referral University hospital in Rio de Janeiro, Brazil / Achados de citologia convencional e de citologia em base líquida (Liqui-PREP®) anal em pacientes masculinos HIV soropositivos anorreceptivos, em um hospital universitário de referência do Rio de Janeiro, Brasil

Evaristo, Simone Maia; Pinto, Jorge Francisco da Cunha; Gonçalves, Cassia Cristina Alves; Dias, Rodrigo Siqueira da Rocha; Rocha, Gysele Guimarães Carvalho; Alves, Laís Emanuella da Silva; Silva, Neimar de Paula; Junior, Mario Lucio Cordeiro Araújo; Junior, José Eleutério.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 30(1): 20-24, 30-03-2018.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1122864
Introdução: As lesões anais parecem ter uma história natural, que se assemelha às de lesões de colo uterino, com sinais que precedem a invasão. As alterações citológicas do epitélio anal induzidas pelo HPV podem ser detectadas por citologia, um método de rastreio considerado efetivo. Objetivo: Identificar a frequência de atipias epiteliais nos resultados da citologia convencional comparando amostras anais pela tecnologia Liqui-PREP® em homens HIV positivos. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico de 33 homens que fazem sexo com homens (HSH), HIV positivos e anorreceptivos atendidos no Hospital Universitário Gaffrèe e Guinle (HUGG), Rio de Janeiro, no período de junho a julho de 2016. Os pacientes foram submetidos à coleta de amostras anais para citologia convencional e citologia Liqui-PREP®. Para significância de achados, foi usado o teste exato de Fisher com intervalo de confiança de 95%, e para concordância entre os dois métodos citológicos, foi utilizado o índice de Kappa. Resultados: A idade variou de 23 a 60 anos (média=39,06). A contagem de células CD4 foi entre 200 e 500/mm3 para 16 (48,5%) e 13 (39,4%) dos casos analisados, e 50% tinham o diagnóstico de HIV há mais de seis anos. Na citologia convencional, um caso foi considerado insatisfatório (3%). Entre os casos considerados satisfatórios, 9 (28,1%) foram diagnosticados como células escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas (ASC-US); 4 (12,5%) como lesão intraepitelial de baixo grau (LSIL); 2 (6,3%) como células escamosas atípicas não sendo possível excluir lesão intraepitelial de alto grau (ASC-H) e 2 (6,3%) como lesão intraepitelial de alto grau (HSIL). Pelo método Liqui-PREP®, 7 casos foram considerados insatisfatórios (21,2%). Entre os casos satisfatórios, 7 como ASC-US (26,9%); 4 (15,4%) como ASC-H; 2 (7,7%) como LSIL e 2 (7,7%) como HSIL. A diferença de insatisfatório entre os métodos, embora maior para Liqui-PREP®, não foi estatisticamente significativa (p=0,054). A concordância foi moderada (0,503; p<0,006 [0,1765­0,8298]). Conclusão: É frequente a atipia citológica entre HSH HIV (+), e as citologias anal convencional e em meio líquido pela técnica Liqui-PREPTM se equivalem, embora sejam mais insatisfatórias na técnica citológica Liqui-PREP®.
Biblioteca responsável: BR2499