Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Centro cirúrgico: recomendações para o atendimento de pacientes com suspeita ou portadores de COVID-19 / Surgical Center: recommendations for the care of patients with suspected or confirmed COVID-19 / Centro quirúrgico: recomendaciones para el cuidado de pacientes con COVID-19 sospechado o confirmado

Trevilato, Denilse Damasceno; Jost, Marielli Trevisan; Araujo, Bárbara Rodrigues; Martins, Fabiana Zerbieri; Magalhães, Ana Maria Müller de; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Rev. SOBECC ; 25(3): 187-193, 30-09-2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1122976

Objetivo:

Apresentar as recomendações para reorganização do centro cirúrgico no atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Método:

Revisão crítica da literatura, com publicações dos anos de 2019 e 2020 relacionadas à produção científica, a normas técnicas, às diretrizes e recomendações de sociedades, para o gerenciamento do centro cirúrgico na assistência a pacientes durante a pandemia do novo coronavírus.

Resultados:

A gestão dos recursos humanos e materiais é primordial para atender à demanda assistencial perioperatória; reorganizar os procedimentos cirúrgicos; garantir a segurança dos profissionais de saúde; organizar a sala cirúrgica com materiais necessários; planejar a recuperação pós-anestésica do paciente; e realizar limpeza e desinfecção da sala cirúrgica.

Conclusão:

As recomendações apresentadas direcionam os enfermeiros a aplicar as melhores práticas no atendimento aos pacientes, em consonância com evidências científicas recomendadas por instituições de referência, para promoção de assistência segura e de qualidade aos pacientes e profissionais.
Biblioteca responsável: BR2499