Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de protocolo para pessoas com úlcera venosa: estudo quantitativo / Protocol validation for people with venous ulcers: a quantitative study / Validación de protocolo para personas con úlcera venosa: estudio cuantitativo

Assunção, Isabelle Katherinne Fernandes Costa; Medeiros, Lays Pinheiro de; Dias, Thalyne Yurí Araújo Farias; Salvetti, Marina de Góes; Dantas, Daniele Vieira; Torres, Gilson de Vasconcelos.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 15(2): 226-235, jun. 2016. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1122988

OBJETIVOS:

confirmar e refinar a estrutura de protocolo de assistência multiprofissional para pessoas com úlcera venosa atendidas na atenção primária.

MÉTODO:

estudo metodológico, quantitativo, realizado em três etapas elaboração do instrumento, a partir de revisão da literatura; e validação de conteúdo, por meio da técnica Delphi em duas etapas uma com 51 juízes e outra com 35. A análise utilizou o índice Kappa ≥0,81 e Índice de Validade de Conteúdo (IVC)>0,80, e o teste de Wilcoxon para comparação entre as duas etapas de validação.

RESULTADOS:

verificou-se que, das 15 categorias do protocolo, 12 apresentaram melhores escores na fase Delphi 2. Em relação aos requisitos de avaliação do protocolo, constatou-se que as notas atribuídas pelos juízes na segunda fase foram maiores em nove dos 10 itens, confirmando a validade do instrumento.

CONCLUSÃO:

a versão elaborada e validada por profissionais consiste num roteiro de abordagem para pacientes com úlcera venosa na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1