Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efetividade de jogo educativo sobre contracepção com adolescentes escolares: estudo quase-experimental / Effectiveness of an educational game on contraception with school adolescents: a quasi-experimental study / Efectividad de un juego educativo sobre anticoncepción con adolescentes escolares: un estúdio casi experimental

Praxedes, Marcela Lima Silveira; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Vieira, Roberta Peixoto.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 18(4)dez. 2019. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1123602

OBJETIVO:

analisar a efetividade de tecnologia educativa sobre contracepção com adolescentes escolares.

MÉTODO:

estudo quase-experimental com 85 adolescentes do Instituto Federal do Ceará, Campus Aracati. Analisou-se a efetividade do jogo educativo por meio de testes estatísticos, comparando a diferença de conhecimento antes e depois da intervenção.

RESULTADOS:

os métodos contraceptivos mais conhecidos foram o contraceptivo oral (33,1%) e o preservativo (44,1%). Os adolescentes apresentaram conhecimento prévio deficiente e após a intervenção, houve aumento no percentual de acertos em todos os itens, com diferença estatisticamente significante em cinco deles (p<0,001). A efetividade do jogo foi comprovada pela análise comparativa da média de acertos antes e depois da intervenção (p<0,001). DISCUSSÃO as ações educativas sobre a temática devem utilizar tecnologias criativas e inovadoras, possibilitando melhoria de conhecimentos que favoreçam a promoção da saúde sexual e reprodutiva deste público.

CONCLUSÃO:

o jogo educativo foi efetivo na melhoria do conhecimento dos adolescentes sobre contracepção.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1