Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dissertações e teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica: estudo bibliométrico / Tesis de maestría y doctorado sobre cuidados paliativos en oncología pediátrica: estudio bibliométrico / Dissertations and theses on palliative care in pediatric oncology: a bibliometric study

Dias, Kalina Coeli Costa de Oliveira; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Fernandes, Maria Andréa; Zaccara, Ana Aline Lacet; Oliveira, Thaís Costa de; Vasconcelos, Monica Ferreira de; Oliveira, Amanda Maritsa de Magalhães; Andrade, Fernanda Ferreira de.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190264, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1124010
Resumo Objetivo Analisar indicadores bibliométricos de estudos oriundos de dissertações e teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica defendidas em Programas de Pós-Graduação no cenário brasileiro. Métodos Estudo bibliométrico realizado por meio do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2008 a 2018, defendidas em Programas de Pós-Graduação do Brasil. Resultados Os indicadores bibliométricos investigados destacam 60 estudos (13 teses e 47 dissertações) realizados sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica. A Instituição de Ensino Superior com a maior produção científica foi a Universidade de São Paulo, e a Região Sudeste foi a que mais se destacou com o maior quantitativo de publicações; estas foram distribuídas em 18 Programas. A área da Enfermagem ocupou posição de destaque seguida da Psicologia e da Medicina. O desenho metodológico mais utilizado nos estudos foi de natureza qualitativa. A maioria das pesquisas foi realizada em hospitais especializados para o tratamento de câncer. Conclusão A pesquisa identificou um número reduzido de estudos oriundos de dissertações e teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica, defendidas em Programas de Pós-Graduação no cenário brasileiro. Sugerem-se novos estudos para ampliar a produção científica acerca do tema bem como para disseminar evidências científicas no contexto da prática clínica dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica.
Biblioteca responsável: BR1.2