Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência materna no contexto da amamentação do recém-nascido hospitalizado e submetido à intervenção cirúrgica / Vivencia materna en el contexto de la lactancia materna del recién nacido hospitalizado y sometido a la intervención quirúrgica / Maternal experience in the context of breastfeeding of the hospitalized newborn and submitted to surgical intervention

Moreira, Thaís Barbosa; Silva, Leila Rangel da; Silva, Maíra Domingues Bernardes; Silva, Laura Johanson da; Mourão, Pâmela Pereira; Moreira, Ana Paula Assunção.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(4): e20190281, 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1124779
RESUMO Objetivo Descrever a vivência materna no contexto da amamentação do filho recém-nascido, hospitalizado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e submetido à intervenção cirúrgica. Método Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em um Instituto Federal do Rio de Janeiro, através de entrevistas audiogravadas com oito mulheres que vivenciaram a amamentação de filhos hospitalizados, para o tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo modalidade temática. Resultados Por meio da análise de conteúdo modalidade temática foram elaboradas três categorias Enfrentando dificuldades na amamentação diante da hospitalização e cirurgia do filho; construindo vínculo com o filho diante de condições limitantes do colo e do peito; necessitando de apoio para amamentar o filho submetido à cirurgia. Conclusões e Implicações para a prática O vínculo materno deve ser sempre estimulado em todos os cenários de cuidado neonatal, principalmente em situações de maior vulnerabilidade que podem interferir dificultando o processo de amamentação como a hospitalização para realização de procedimento cirúrgico. Diálogo e processos conjuntos entre os setores de apoio as lactantes e recém-nascidos fortalecem a segurança materna, tornando evidente a importância da troca de experiências entre as equipes para construção do acolhimento, incentivo e apoio a essa nutriz e seu filho.
Biblioteca responsável: BR442.1