Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cotidiano de equipes de saúde da família no cuidado ao idoso / El día a día del personal de salud familiar en el cuidado de las personas mayores / The daily life of family health teams in elderly care

Silva, Doane Martins da; Sousa, Liliana; Souza, Moema Santos; Alves, Marília.
REME rev. min. enferm ; 24: e1317, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125482
RESUMO

Objetivo:

analisar o cotidiano de equipes de saúde da família no cuidado ao idoso na perspectiva de profissionais.

Método:

estudo qualitativo fundamentado no referencial teórico do cotidiano de Michel de Certeau. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 21 profissionais de equipes de saúde da família (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde) e analisados por meio da análise de conteúdo temática.

Resultados:

emergiram duas categorias "o fazer cotidiano de profissionais de equipes de saúde da família na atenção à saúde do idoso", que revelou um fazer centrado nas estratégias normatizadas, mas os profissionais usam táticas para incluir idosos em consultas médicas, priorizá-los nas visitas domiciliares e grupos de educação em saúde, fazendo adaptações. A categoria "fluxos de atendimento ao idoso entre mapas e percursos" descreveu os fluxos de encaminhamento de idosos pela Estratégia Saúde da Família a outros serviços de referência do município e as rupturas nesses fluxos.

Conclusão:

o cotidiano de trabalho de profissionais de equipes de saúde da família segue as estratégias gerais de atenção à população e não há ações específicas para a população idosa, o que requer novos modos de fazer na atenção ao idoso.
Biblioteca responsável: BR21.2