Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de pacientes estomizados com câncer colorretal acerca da qualidade de vida / The perception of ostomized patients with colorectal cancer regarding their quality of life

Macêdo, Luan Monteiro; Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos; Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Ramos, Stéphannie Lynne Torres Costa; Correia, Débora Lira; Menezes, Thalia Alves Chagas; Rodrigues, Andrea Bezerra.
Rev Rene (Online) ; 21: e43946, 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125507
RESUMO Objetivo compreender as percepções de pacientes afetados por neoplasia colorretal com estomias acerca da qualidade de vida. Métodos pesquisa qualitativa, com 15 pacientes em tratamento ambulatorial. Dados coletados por entrevista semiestruturada. Para organização e apresentação dos dados, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Os dados foram interpretados de acordo com a fenomenologia social Alfred Schutz. Resultados emergiram três categorias temáticas Qualidade de vida influências sociais, psíquicas e espirituais; Adaptações pessoais e ambientais frente à nova realidade e Complicações no viver com estomia. Conclusão pacientes com estomias proveniente de câncer colorretal, em geral, têm variações nas percepções de qualidade de vida, de forma que, no domínio físico, consideraram o dispositivo vital no tratamento, mas que gerou, a priori, isolamento social, por vergonha, necessitando de adaptações diante da nova realidade, a fim de reduzir o impacto emocional, muito frequentemente representado em forma de tristeza e não aceitação.
Biblioteca responsável: BR6.1