Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas obstétricas hospitalares e suas repercussões no bem-estar materno / Prácticas obstétricas hospitalarias y sus repercusiones en el bienestar materno / Hospital obstetric practices and their repercussions on maternal welfare

Alvares, Aline Spanevello; Corrêa, Áurea Christina de Paula; Nakagawa, Janete Tamami Tomiyoshi; Valim, Marília Duarte; Jamas, Milena Temer; Medeiros, Renata Marien Knupp.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03606, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125595
RESUMO Objetivo Analisar a associação das práticas assistenciais realizadas por profissionais obstétricos com os níveis de bem-estar/mal-estar materno. Método Estudo quantitativo, realizado em uma Unidade de Pré-Parto/Parto/Pós-parto de um Hospital de Ensino com puérperas de parto normal. Foi realizada associação entre as práticas obstétricas e os níveis de bem-estar/mal-estar materno. Resultados Participaram 104 puérperas. As práticas obstétricas que trouxeram mal-estar as parturientes e que obtiveram significância estatística foram realização de amniotomia (p=0,018), realização de episiotomia (p=0,05), adoção de posições horizontalizadas no período expulsivo (p=0,04), a não utilização de tecnologias não invasivas de cuidado (p=0,029) e o não contato pele a pele mãe-filho (p=0,002). Para a maioria das mulheres, a presença de acompanhante favoreceu o bem-estar, mesmo não tendo uma associação significativamente estatística. Após a realização de regressão logística a não realização de amniotomia foi a única variável que se mostrou significância no bem-estar materno. Conclusão Práticas obstétricas humanizadas têm maior potencial de promover bem-estar materno. Nota-se a importância da enfermeira obstétrica na realização de práticas que proporcionam maior bem-estar às parturientes.
Biblioteca responsável: BR41.1