Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Behaviors related to Quilombola women's health: a social representations study / Comportamientos de mujeres quilombolas referentes a la salud: un estudio de representaciones sociales / Comportamentos relacionados com a saúde de mulheres quilombolas: um estudo de representações sociais

Silva, Ingrid Fabiane Santos da; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde; Nogueira, Laura Maria Vidal; Palmeira, Iaci Proença; Ferreira, Márcia de Assunção.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.4): e20190427, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1125986
RESUMO

Objetivo:

Identificar as representações sociais de mulheres quilombolas sobre o cuidado em saúde e caracterizar as práticas por elas realizadas.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, com aplicação da Teoria das Representações sociais, realizado com 30 mulheres de uma comunidade quilombola da Amazônia Brasileira. Realizaram-se entrevistas individuais e análise temática de conteúdo.

Resultados:

As práticas de cuidado à saúde se relacionam à casa, às pessoas, às famílias e ao meio ambiente, indicando uma compreensão ampliada das mulheres quilombolas sobre o cuidado à saúde. Em primeira instância, aplicam-se os recursos naturais, advindos de saberes tradicionais e uso de ervas, em segunda instância, o sistema oficial de saúde, sendo a mulher-mãe a principal cuidadora da família. Considerações Finais A mãe viabiliza o cuidado à saúde no cotidiano familiar e indica ser a principal via de acesso dos profissionais de saúde para adentrar a comunidade quilombola e fazer chegar ao grupo os cuidados próprios do sistema oficial de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1