Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Challenges faced by pediatric nursing workers in the face of the COVID-19 pandemic / Retos enfrentados por trabajadores de enfermería pediátrica ante la pandemia de COVID-19 / Desafios de profissionais de Enfermagem Pediátrica frente à pandemia da COVID-19

Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Silva, Aline Cerqueira Santos Santana da; Santos, Andressa Silva Torres dos; Pereira-Ávila, Fernanda Maria Vieira; Silva, Laura Johanson da; Silva, Liliane Faria da; Goulart, Maithê de Carvalho e Lemos.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3367, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1126994
Objetivo identificar os desafios de profissionais de Enfermagem Pediátrica frente à pandemia da COVID-19. Método pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de formulário eletrônico semiestruturado entre profissionais de Enfermagem que atuam em unidades pediátricas no Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram submetidos à análise lexicográfica, com o auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, pelo método de Nuvem de Palavras e Análise de Similitude. Resultados distintos desafios referentes à pandemia da COVID-19 foram relatados, dentre eles, a promoção de uma assistência integral e de qualidade frente à preocupação quanto à proteção de si e do outro, com destaque para o sentimento de medo. A falta de equipamentos de proteção individual, treinamentos, testes diagnósticos e conhecimentos/informações relacionados à doença, o número reduzido de profissionais de Enfermagem e a desvalorização da categoria também foram sinalizados. Conclusão é primordial a adoção de diretrizes gerenciais para a adequada alocação de recursos humanos e materiais na área da saúde, inclusive, nos serviços pediátricos, incluindo treinamentos sobre as precauções-padrão. Além disso, são essenciais ações de incentivo, valorização, motivação e apoio à equipe de Enfermagem, durante e após a pandemia, para proteger a saúde física e mental desses profissionais.
Biblioteca responsável: BR26.1