Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência na Estratégia de Saúde da Família: riscos para a saúde dos trabalhadores e ao atendimento / Violence in the Family Health Strategy: risks to workers' health and care / Violencia en la estrategia de salud de la familia: riesgos para la salud de los trabajadores y la atención

Leite, Caroline do Nascimento; Oliveira, Elias Barbosa de; Lisboa, Marcia Tereza Luz; Penna, Lucia Helena Garcia; Oliveira, Sonia Acioli de; Rafael, Ricardo de Matos Russo.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e45789, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1128451
Objetivo: identificar a ocorrência da violência na Estratégia de Saúde da Família e analisar as repercussões para a saúde dos trabalhadores e ao atendimento. Método: estudo qualitativo, descritivo, realizado com 27 trabalhadores de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família localizada no município do Rio de Janeiro em 2018. Trabalhou-se com a técnica de entrevista semiestruturada mediante roteiro e para a categorização dos depoimentos a análise de conteúdo temática. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: identificou-se a violência psicológica perpetrada por usuários através de ameaças, xingamentos e intimidações e a urbana com a exposição dos profissionais a tiros, assaltos e brigas durante as visitas domiciliares ocasionando repercussões na saúde mental dos trabalhadores e prejuízos para a qualidade do atendimento. Conclusão: a violência ocupacional é um risco a integridade física e psíquica dos trabalhadores e a qualidade do atendimento.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1