Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e fatores associados à manutenção do aleitamento materno numa capital do sul do Brasil / Prevalence and associated factors with the maintenance of breastfeeding in a capital of southern Brazil

Micheloto, Giuliana Montagna; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia.
Rev. Saúde Pública St. Catarina ; 10(2): 7-21, maio-ago. 2017. ilus, tab
Artigo em Português | Coleciona SUS, SES-SC, CONASS | ID: biblio-1128721
Estimar a prevalência do aleitamento materno em crianças menores de um ano em 2008 no município de Florianópolis, SC, e identificar os fatores associados à sua manutenção.

Método:

Estudo transversal, no qual foram estudadas 1073 crianças de 0 a 1 ano de idade no município em 2008. A prevalência do aleitamento materno e os fatores associados à sua manutenção foram calculados utilizando testes estatísticos.

Resultados:

A prevalência do aleitamento materno foi 74,5%. Das 799 crianças que mantiveram a amamentação, a média de idade foi de 146,9 dias, enquanto que a média de idade das crianças que não mantiveram a amamentação foi de 226,07 dias. Observou-se associação significativa entre aleitamento materno e as variáveis estudadas.

Conclusão:

Esse estudo contribui para refletirmos sobre a realidade local do aleitamento materno, evidenciando os fatores associados a sua manutenção. Tais reflexões contribuem para apontar caminhos para aumentar o tempo do aleitamento materno no município.
Biblioteca responsável: BR518.2